quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Cabala Literal

Como já mencionamos, a centro da doutrina cabalística está na interpretação do alfabeto hebraico. A este ramo de estudo denominamos Cabala Literal.
Esta interpretação, por sua vez, é derivada tanto da interpretação numerológica do mesmo quanto de suas correspondências astrológicas e energéticas em relação a Arvore da Vida. Deste fantástico símbolo falaremos mais adiante. Agora chegou o momento de tratarmos do trabalho com as letras em si, que envolvem três técnicas diferentes. Cada uma delas contém uma filosofia que ajuda a entender melhor a natureza de TUDO.
As três subdivisões da Cabala Literal:
• A Gematria
• O Notaricon
• A Temura
Gematria é um modo de interpretação pelo qual um nome ou palavra possuindo determinado valor numérico são consideradas equivalentes ou relacionadas a outras palavras com o mesmo valor. Assim, o numero passa a representar uma ideia em si e as palavras com esse numero são diferentes expressões ou derivações da mesma ideia.
Por ex, a palavra Messias, em hebraico, possui o mesmo valor(358)da palavra Siló(ver Gênesis 10,49), portanto se considera que o livro do Genesis contém, no trecho citado, uma profecia do futuro Messias. Também a Serpente de Bronze que Moises usou para afugentar a praga de cobras(Números 21, 4-9) possui em seu original em hebraico,Nachach, o mesmo valor(358).
Já o Notaricon funciona através de abreviações e é de interpretação mais complexa. Ele possui dois modos. No primeiro um nome é formado pelas letras iniciais e finais de uma ou mais palavras. No segundo, usa-se as letras de um nome são usadas para se formar as letras iniciais das palavras contidas em uma determinada frase.
Por exemplo, em Deuteronômio 30,12 é atribuído a seguinte frase a Moises: “Quem subirá por nós ao céu”. No original em hebraico, as primeiras letras de cada palavra formam a palavra Milah, que significa “circuncisão”. As ultimas letras de cada palavra formam IHVH (Yaweh, ou Javé, ou Jeová), Deus. Logo, uma analise revela a circuncisão como caminho para se ir até Deus.
Para exemplificar o segundo método, temos a palavra Amém, que em seu original em hebraico é formada pelas iniciais da seguinte frase: Adonai Melech Namem, que significa “O Senhor Rei Fiel”. Da mesma maneira, uma palavra muito utiliza por ocultistas, AGLA, é formada pelas iniciais da frase Ateh Gibur Le-Olam Adonai, que significa “O Senhor eternamente poderoso”.
Temura é a mais complexa das técnicas, pois envolve a substituição (troca) de letras em uma frase ou palavra com o intuito de transmitir uma mensagem. Pode-se também escrever de trás para frente algumas palavras em uma frase. Tudo isso seguindo, é claro, regras rígidas, pois senão ninguém desvendaria o código para se compreender a mensagem.
Vai além do escopo deste post ir mais a fundo na explicação da Temura. Ou , sendo sincero, ela é tão complexa que temo falar alguma besteira…

Fontes consultadas e usadas para a criação deste post:
An Introduction to the Study of Kabbalah, W. Wynn Wescott.
Kabbalah Unveiled, S. L. MacGregor Mathers.

Nenhum comentário:

Postar um comentário