A Cabala é uma tradição de estudo que lida com aspectos do Ser Divino e, também e principalmente, do ser humano.
Todo este estudo é feito através da interpretação simbólica de números, letras e correspondências.
O objetivo principal deste estudo é libertar o homem de sua condição de “Ser não-evoluído” e fazê-lo perceber que o mundo é muito mais do que seus cinco sentidos registram. Além disso, faz parte desse objetivo a Grande Obra, que é o estabelecimento do contato do Eu Objetivo de alguém(isso que você denomina “mente” e que está usando para ler este post) com seu Eu Divino. Após esse contato ter sido feito, começa uma nova etapa de evolução.
Alguns denominam a Grande Obra como o Conhecimento e a Conversação com o Sagrado Anjo Guardião, mas ela é um “pouco” mais do que isso.
A Cabala possui uma parte prática, essencial para a realização da Grande Obra. Essa parte prática vai variar conforme o paradigma de crença de cada individuo. Para alguns, ela é realizada através da meditação, para a outros da magia. Entretanto, todos concordam que esta parte prática é um processo alquímico, que muda e expande não somente a consciência da pessoa, mas seu próprio Ser(físico, mental e espiritual).
A doutrina cabalística diz que o Universo, ou a Natureza, é formado pelos pensamentos de Deus. Ora, a forma corriqueira de se expressar um pensamento é através da fala.
A fala, por sua vez, pode ser expressada de maneira sonora ou escrita. E, para escrever, precisamos de letras.
E as letras, através de uma interpretação simbólica(que pode envolver também a forma e a própria sonoridade das letras), podem revelar características ocultas da Natureza e, conseqüentemente, dos pensamentos de Deus.
E o Homem faz parte da Natureza…
Antes de terminar, vamos falar de como escrever a palavra Cabala!
Se você pesquisar vai encontrar Cabala sendo escrita de três formas principais: Cabala, Kabbalah e Qabbalah. Pois bem, vamos tentar destrinchar o significado disso!
Em hebraico, tanto a letra “C” quanto a letra”K” possuem uma letra como “igual” Kaph, ou, כּ. Em suas versões mais antigas, e um pouco na atual, ela lembrava uma mão recebendo algo. Seu próprio significado literal , em hebraico, é “mão”.
Já a letra “Q” teria como versão hebraica a letra Qoph, ou, ק . Esta letra é encontrada na palavra hebraica “Qabal”, que significa “receber”.
Portanto, se fossemos puristas, a forma correta de se escrever Cabala seria com “Q”! Entretanto, vemos que ao usarmos a letra K ou C o significado não muda tanto, devido a aos seus significados em hebraico.
Neste blog escreverei sempre “cabala” com “C” mesmo, pois como estudo mais a cabala moderna, acabei me acostumando com sua grafia desta forma. Mesmo sua pronuncia é diferente da maioria(CABAla ao invés de cabaLÁ).
Mas, no frigir dos ovos, todos as formas acima descritas estão corretas….pelo menos em português!
Nenhum comentário:
Postar um comentário