segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Tzaddi - O 28° Caminho

Tzaddi - O 28° Caminho

O próximo caminho a discutirmos neste espaço é o 28°, representado pela letra hebraica Tzaddi.
Você pode estar estranhando por eu não estar seguindo a ordem "correta", ou seja, decrescente rumo ao caminho de numero 1. Entretanto, nem tudo na Cabala é segundo o que estamos acostumados. Nem todos os caminhos precisam ser percorridos na mesma ordem e dependendo da ordem esotérica que você pertencer ou do autor que você estiver lendo no momento, a própria interpretação da posição destes caminhos pode mudar.




Em verdade, todos os caminhos existem ao mesmo tempo em nossa vida. Vai depender de sua "vibração" atual o quanto você percebe ou acessa dos mesmos. A Arvore da Vida é apenas uma representação construída de forma a facilitar a educação cabalística.
Tenho dito isto, vamos discorrer um pouco!

Tzaddi, traduzido diretamente, significa "anzol", que por sua vez nos leva a pensar em "pescar".
Mas o que queremos pescar??



Tzaddi fala justamente dessa busca por algo ainda não idealizado. É um sentimento de que algo falta, algo precisa acontecer. Em nossa língua, quando falamos que alguém "pescou a ideia" significa que ele entendeu.

Essa letra é justamente isso: entender algo que está a nossa frente mas que necessita de investigação para que, pista após pista, possamos solucionar o quebra-cabeças ao olhar para o mesmo já montado. Resumindo, isso é a Iniciação!

Entretanto, Tzaddi faz um pouco mais do que "pescar" a idéia da iniciação. O anzol seria algo que "prende " a atenção do peixe para depois prender a boca do próprio.

Dominar sua mente, sua atenção, então, seria um dos primeiros passos rumo a iniciação. Uma das ferramentas para isso seria a meditação.

O celebre yogui Patanjali define a meditação como "prender a mente em um objeto particular" . Essa é a idéia. Mas , antes de falarmos de meditação, vamos falar mais das características desse caminho.
Tzaddi é o caminho que purifica as imagens geradas em Yesod. Ela une a imagem masculina de Yesod com a feminina de Netzach, a imaginação com as emoções.



Muitas das atribuições deste caminho dividem os ocultistas. A maioria(Golden Dawn, Paul Foster Case) acredita que esse caminho corresponde ao arcano 17 do Tarot, A Estrela. Outros(como Alester Crowley) , porém, atribuem esse caminho ao arcano 4, O Imperador.  Eu vou me ater a tradição e apresentar A Estrela como a correspondência deste caminho. Ao longo do texto vou dar umas pistas do por que ter escolhido ela.




Como podem ver acima, A Estrela possui 7 estrelas menores que representam os 7 chackras de nosso corpo(chamados também de centros psíquicos por algumas ordens).  

O desenvolvimento desses centros não ocorre da noite para o dia e está ligado a uma alquimia total do ser, envolvendo sua mente , corpos e alma. Cursos como "acorde sua kundalini em uma semana" e  livros como "abra seus chakras em um ano" servem no máximo para causar problemas de saúde no individuo e , no mínimo, para arrancar um pouco de seu suado dinheiro. Não existe evolução espiritual sem uma evolução moral primeiro, e tampouco existe uma mente separada de um corpo. Quando você evolui, evolui por inteiro. Um mestre dos magos que seja obeso, fumante, viciado em drogas ou em sexo, falador e com um ego do tamanho do mundo é uma das coisas mais comuns a ser encontrada nos meios esotéricos(bem, talvez não com todos esses defeitos ao mesmo tempo...)e nas ordens ditas discretas. Não passam de mestres de tolos! Se quiser encontrar um mestre de verdade, procure pelo inverso de minha descrição acima. Mas procure bem! Vai ter que andar sua cidade inteira com uma lanterna na mão.



Voltando ao arcano 17: A estrela maior no centro da lâmina é a quintessência. Por esta razão, esta carta faz correspondência com o grau de Companheiro da maçonaria. As montanhas ao fundo representam a perfeição, o final da Grande Obra.

A mulher nua é Isis-Urãnia, ou se você preferir, Astarte ou Vênus. Todas são as mesmas deusas e morada dela é Netzach. Ela representa a verdade, uma verdade serena,  sem disfarces e é por isso que ela está nua. Suas pernas formam um angulo de 90 graus. Noventa é o valor de Tzaddi na gematria("pescaram" ?). O peso de seu corpo descansa sobre seu pé esquerdo, representando os fatos e fardos da existência fisica. seu balanço é mantido pelo seu pé direito, imerso na água.  Cruzando este simbolismo com a meditação, temos que meditando damos a nosso caos mental e fluido um pouco de estabilidade, de rigidez, algo reto como um angulo de 90 graus. É a fixação do volátil.
A mulher derrama água através de dois vasos. Um deles cai fora da poça e se divide em 5 partes, representando a purificação dos cinco sentidos. O outro vaso derrama agua na poça, que provoca ondas circulares. É o efeito da meditação em nosso subconsciente.



Talvez esta seja a letra mais complexa das que apresentei até agora.

Caso tenham mais insigths a respeito da mesma, e de suas atribuições, fiquem a vontade para comentar, seja concordando, discordando ou inovando.





sábado, 2 de abril de 2016

Um dos meus livros está em promoção. Preço: gratis!

Um dos meus livros está sendo vendido por 0 reais na Amazon. Isso mesmo, de graça!

Para ler o livro não precisa ter o leitor Kindle: basta fazer o download do aplicativo Kindle, disponível para PC, IPhone e Android e ler em seu micro, notebook, celular, tablet, relógio, etc.

Só peço para quem baixar que avalie o mesmo! E pode ser sincero! Se gostar, diga(no site da Amazon) do que gostou e me dê 5 estrelas. Se não gostar, diga também do que não gostou e me dê uma estrela.

Toda critica é construtiva, menos aquelas feitas por preconceito, que tenho certeza de que não será o caso doss poucos porém fiéis leitores desse blog.

O livro ficará gratuito até o dia 5/4. Segue o link abaixo:

A Luz Para Seus Sonhos Virarem Realidade!

Qoph - O Caminho 29



Caminho 29 - Qoph

"O Caminho 29 é a Inteligência Corpórea, assim chamada por formar cada corpo existente em cada mundo, e a reprodução dos mesmos" - Sepher Yetsirá - tradução e negritos meus.

"O regente do Fluxo e do Refluxo. Filho dos Filhos do Todo-Poderoso" - Gareth Knight

"Esse é também um caminho para a iluminação, só que mais inconsciente e emocional. Suponho que represente a longa e escura noite da alma. Você provavelmente não vai querer ir por ali ainda." - Promethea, escrito por Alan Moore



Com este texto, finalizamos a primeira tríade de caminhos, que representam as vias de e para o mundo material.

Caminho 32: Malkuth a Yesod

Caminho 31: Malkuth a Hod

Caminho 29: Malkuth a Netzach

Antes de falarmos sobre o caminho 29, peço que meditem sobre as correspondências abaixo:

Caminho 32: regido por Saturno.

Caminho 31: regido pelo elemento Fogo.

Caminho 29: regido pela Lua.

Entenda a regência como uma predominância do elemento X ou Y ou da energia representada pelo sigo ou planeta A ou B. Não caia no erro de interpretar essas correspondências como verdade factual, pois tudo é simbólico no nível de Assiah. Em outros níveis...depende!

A maioria das ordens esotéricas trabalham com estes 3 caminhos ao mesmo tempo. Uma ordem ou outra tem uma predominância de usar determinada caminho "com especial atenção". Por exemplo, a maçonaria trabalha quase que exclusivamente o caminho 31 em seus primeiros graus. A AMORC faz o mesmo com o caminho 32(por isso é tão difícil algum resultado...Saturno é restrição...exige perseverança e determinação).O martinismo(o brasileiro, não a TOM, que trabalha com os caminhos 32 e 31) e o BOTA trabalham bastante com o caminho 29.

É claro que dentro das ordens não é tão óbvio assim("agora vocês vão ver uma técnica que trabalha com o caminho 32..."). Tudo tem outros nomes, que se encaixam tranquilamente na descrição dos caminhos. Cabala é isso(mas não só isso!), é trabalhar com arquétipos e correspondências.
Enfim, comecemos então a discorrer sobre o caminho 29!

Este caminho tem muito a ver com o corpo físico, apesar do que você deve ter pensado lendo o que escrevi no inicio, além das citações que coloquei. Pense: o que é mais difícil de vencer, uma suposta "tentação do demônio" ou o verdadeiro mar de hormônios que existe em seu corpo, muitas vezes desregulados por diversos distúrbios emocionais?

Acho que pegou o que eu quero dizer.

O caminho 29 trata justamente disso: o começo de uma organização de suas emoções! Suas emoções influenciam diretamente os hormônios em seu corpo, que por sua vez influenciam o bom andamento de sua saúde física e mental. Ao trabalhar o caminho 29, você organiza melhor essa tempestade, fazendo não somente que ela trabalhe direito mas( com o passar do tempo e com perseverança nas praticas) de maneira melhor do que o funcionamento normal dela.



A "arte real" dos alquimistas é justamente isso: fazer com que seu corpo físico trabalhe de uma maneira melhor do que os corpos dos humanos saudáveis não iniciados. Em parte, é por este motivo que Israel Regardie, alquimista e iniciado da Golden Dawn, aconselhava seus estudantes a fazer pelo menos 1 ano de terapia(freudiana mesmo)antes de tentar qualquer prática oculta. O perigo das praticas ocultas não está nelas em si mas no desequilíbrio (emocional , físico e mental) de quem as tenta.



E por este motivo , também, que um ocultista não pode ser sedentário. Tem que fazer um exercício de vez em quando!

E tem que ter um emocional equilibrado, para que assim seu mental envie sugestões corretas para seu subconsciente, que é quem comanda tudo. Falando nisso...

A carta do tarô que representa este caminho é a Lua, arcano 18.




Esta carta é uma referencia direta ao subconsciente. E também simboliza o caminho para o retorno ao espiritual(lembram da Parábola do Filho Pródigo?).

Nela temos uma lagosta, meio que separada do restante da cena, e ao mesmo tempo em evidencia. Assim é também com o estudante do oculto, meio temeroso de se juntar, à parte da egrégora que acabou de conhecer.

O cão e o lobo são da mesma família, canis. As pessoas tentaram domesticar o lobo e, com o passar das gerações, conseguiram! Assim surgiu o cão, chamado de melhor amigo d homem.Na carta, essa analogia é uma referencia ao controle mental sobre o corpo fisico. Podemos dizer também que o Lobo representa a Natureza e o Cão a Arte Real, que entende as leis da Natureza e a usa em seu favor sem causar desequilíbrio. E o rio entre os dois representa justamente esse equilíbrio, tênue porem possível.

As torres são o trabalho do homem. A sugestão da carta é que cada torre é parte de uma parede , não mostrada na figura . Uma possível interpretação é que esta é a parede dos limites ordinários da percepção humana. No entanto, não é um limite final. Afinal, as duas torres também formam um portal...que leva além!



A Lua é quem controla o fluxo e o refluxo das marés. Assim também é nossa vida física: trabalho e descanso; crescimento e entropia; dia e noite. Conhecer e respeitar os ciclos da vida(inclusive os planetários!)faz parte da Arte Real.

Por fim, nesta versão do arcano 18, temos 32 raios saindo da Lua, o exato numero de caminhos na Arvore da Vida.Temos também dezoito letras Yod.

Falando em letras, esse caminho é representado pela letra hebraica Qoph, que simboliza a "nuca", a parte de trás da cabeça.Importantes partes de nosso sistema nervoso estão aí, inclusive a responsável por nosso sentido da visão.



Na cabala, a função do sono é atribuída a letra Qoph. A qualidade do que pensamentos e sentimos antes de dormir, influencia não somente nosso sono, mas nossa realidade. Uma boa noite de sono é algo muito valioso. Ela é evidenciada pela qualidade e quantidade dos sonhos que você se lembra. Se você acha que nunca sonha, é melhor rever sua qualidade de sono.

Atingir a maestria em técnicas de sonhos lúcidos, que são aqueles e que você percebe que está sonhando e controla seu sonho, é o que muitas ordens iniciaticas tem como prova de que o estudante conseguiu dominar os três primeiros caminhos da Arvore da Vida. Não é uma pequena conquista, pelo contrário, mas abre caminho para conquista maiores. E uma evolução espiritual além do que você imagina. Mas sem equilíbrio, esqueça. Continuará se iludindo com títulos como magus, adepto e iniciado.



Por isso, vou passar uma prática a vocês. Ela é simples e não vai fazer ninguém virar um psicopata. Antes de dormir, sentado ou deitado, tente relaxar o corpo, ficando imóvel. Feche os olhos e, dentro de sua mente, reveja todo o seu dia, de trás para frente. Comece pelo que acabou de fazer e termine com o começo de seu dia. Não faça julgamentos, muito menos frases e sentimentos como "eu fui muito burro nessa hora". Se algum acontecimento causar alguma emoção negativa, imagine esse acontecimento como tendo "dado certo". Se ainda estiver acordado, imagine uma imagem muito positiva sua, algo que te deixaria alegre, e faça com que este seja seu ultimo pensamento acordado, se possível. Após 1 mês me conte se sua noite de sono melhorou!

quarta-feira, 23 de março de 2016

Shin - O caminho 31

Shin - O Caminho 31



"O Caminho 31 é chamado de Inteligência Perpetua. Qual a razão deste nome? É pelo fato deste caminho regular os movimentos do Sol e da Lua em sua ordem correta, cada um na órbita mais conveniente" - Sepher Yetsirá (tradução e negritos meus)

"É um caminho intelectual, racional, para o conhecimento, mas penso que envolve uma revelação apocalíptica capaz de sacudir o mundo" - Promethea, por Alan Moore.

Com certeza o leitor já assistiu no seriado, ou no cinema, um vulcano(do universo Star Trek) dar a saudação "vida longa e prospera" e realizar com a mão o seguinte gesto:



Essa saudação é baseada totalmente na benção bíblica dos Cohen, que foram sacerdotes judeus descendentes do profeta e irmão de Moisés Aarão. A benção original pode ser encontrada no livro de números(6;23-27), e é realizada até hoje por rabinos e padres ortodoxos orientais. O que mais nos interessa, no entanto, é o gesto feito pelos Cohen, que imita o formato da letra Shin. E pode perguntar para qualquer rabino que ele confirmará que a "coincidência" é proposital. Shin representa a força ativa do fogo.



O caminho 31 representa justamente fatores mentais que, ao serem desenvolvidos continuadamente(como o fogo de uma fogueira ao ser alimentado por mais lenha)faz com que o individuo se afaste de sua vida instintiva(comer-dormir-se reproduzir), rumo a uma vida espiritualizada. Tudo isso com uma instrução mental  perfeitamente ordenada.



Uma das lendas de grande significado para as ordens esotéricas é justamente a de Prometeu, que roubou o fogo dos deuses e levou o mesmo para a humanidade. Assim como a simbologia da letra Shin, podemos ver este mito de diferentes formas. Um ponto de vista(mais clássico) seria a de Prometeu proporcionar aos homens o desenvolvimento de sua civilização ao controlar o fogo enquanto ferramenta e arma. Outro ponto de vista teria Prometeu como aquele que acorda dentro do homem a Força de Vontade, ou a Vontade Verdadeira, força motriz do progresso espiritual e material da humanidade. A própria palavra "prometheus" significa o ato de planejar, de decidir por antecipação. Assim o Homem deixa de ser rebanho e escravo de seus instintos para ser  o construtor de seu destino e de sua sociedade. A matilha perde espaço para o individuo. O Homem se afasta(evolutivamente) dos animais.

Como podem ver, este caminho apesar de seus princípios espirituais, é bem "pé no chão". É o caminho de se colocar em prática os princípios espirituais aprendidos. É a aplicação deles. Muitas pessoas gastam a vida aprendendo sobre espiritualidade e nunca deixando esse conhecimento sair de suas mentes e ganhar a Terra. Alguns chamam estes indivíduos de "armchair occultists" ou ocultistas de poltrona. Outros os chamam de masturbadores mentais. Talvez falte um pouco da coragem de Prometeu(que terminou sendo punido pelos deuses por seu ato) a essas pessoas. O fogo de Shin veio justamente extirpar as trevas do medo e da superstição.



A palavra Shin, em hebraico, tem sua tradução como "dente". O dente é, em teoria, uma das partes mais duras do Homem(continuando a existir durante muitos anos após o individuo estar morto e enterrado), assim como o Espírito e a Força de Vontade deveriam também ser. Freud interpretava os sonhos em que as pessoas perdiam um dente como impotência. O próprio formato fálico das presas remete a ideia de "potente".

Os dentes cortam e preparam a comida para uma melhor digestão. De maneira semelhante, a humanidade adapta e transforma a energia espiritual em Força de Vontade, impulsionando assim sua evolução.

No taro, a carta correspondente a letra Shin é a do Julgamento.



Como podemos ver acima, os três elementos principais trazem a ideia do equilíbrio entre as polaridades. Temos um homem, uma mulher e uma criança de sexo indefinido. O homem e a mulher representam respectivamente as polaridades negativa e positiva presentes no universo. A criança representa e evolução, o crescimento resultante do equilíbrio entre as polaridades.

Como este caminho leva para Hod, existe uma referencia a comunicação. O anjo está tocando o trompete, anunciando a ressurreição da consciência adormecida, morta. Na humanidade, o progresso sonoro mais significante foi o desenvolvimento da fala. O poder da fala, enquanto meio de comunicação, é obvio. Entretanto, existe um aspecto esotérico. Muitas tradições pregam a ideia do silêncio, pois dependo do que vai se dizer, pode-se destruir alguém ou a si próprio com suas palavras. Pensar antes de falar (ou escrever!)é algo muito valioso.

Este caminho é de especial significância para Companheiros Maçons, que vão reconhecer nos elementos deste caminho muito do simbolismo do grau.




domingo, 3 de janeiro de 2016

Vamos ajudar o Gabriel!

Muitos dos que visitam este blog participam de ordens iniciáticas ou de grupos espirituais. E muitos desses movimentos possuem hospitalarias e trabalhos de auxílios os necessitados.

Para vocês dou essa dica: o Livro do Gabriel, um projeto sério.

Mais do que o mero assistencialismo, é a oportunidade de ajudar uma criança a ter uma vida digna. Ao comprar o livro, você não somente vai ajudar o Gabriel a ter uma casa adaptada as suas necessidades(ele é um bebê que nasceu sem braços e sem pernas) como também vai ter um leitura emocionante em suas mãos.

Não tenho nenhuma ligação com ele. Apenas comprei o livro e gostei do projeto. Convido vocês a fazerem o mesmo, se puderem. No link abaixo, vocês poderão conhecer mais a respeito dele e colaborar com o projeto:

http://livrodogabriel.com.br/



Outra forma de ajudar o Gabriel é curtindo e compartilhando a página de facebook dele.

https://www.facebook.com/livroGabrieloficial/?fref=ts


Divulguem essa iniciativa entre seus amigos, suas Lojas e Fraternidades. Mais do que Tsedaka ou caridade, é a chance de mudar a vida de uma criança!

Tau - O 32° Caminho

Tau - O 32° Caminho

O Trigésimo Segundo caminho, doravante chamado de caminho 32, liga a sephira  Malkuth com a sephira Yesod. A maioria das ordens esotéricas e mágicas trabalha com este caminho como sendo o primeiro de seus estudos.

Gareth Knight aponta algumas analogias interessantes para este caminho. segundo ele, e eu concordo plenamente com esta visão, este caminho é brilhantemente descrito em um livro infantil e um mito grego. No livro Alice no Pais das Maravilhas, Alice "cai" em um buraco e se depara com um mundo maravilhoso, profundamente calcado na imaginação e no auto conhecimento. Por mais estranhas que suas aventuras sejam, muito do que ela se depara são analogias da vida humana e de suas prisões.
Já no mito de Orpheu, temos sua "descida" ao Hades em busca de sua amada Eurídice. Ao chegar no pós vida grego, Orpheu com sua musica emociona a todos eo imperador Hades não tem alternativa a não ser liberar Eurídice para a vida, com uma condição: o espírito de Eurídice seguiria Orpheu em sua "subida" e ele(o marido) não deveria em nenhum momento olhar para trás. É claro que Orpheu olha, apenas para ver Eurídice desaparecer definitivamente.

Essas duas histórias ilustram as duas maiores verdades deste caminho: a de que a iniciação não é uma subida que possa ser medida externamente e sim algo interno, que pode ser alcançado somente com um mergulho nas profundezas da alma.

A segunda verdade é que a iniciação não tem volta. Ou se continua a caminha ou se fica presa na ilusão ou na loucura. Uma vez que você conquiste o caminho 32 você jamais poderá voltar atrás ou desfazer seus efeitos. Ele acarreta uma mudança definitiva na personalidade do individuo ao provar, apenas e somente para ele, que o lado espiritual da vida(chame ele de além ou de sobrenatural se quiser), de fato, existe.



Ele é praticamente um segundo nascimento.

Interlúdio: as redundâncias deste texto são propositais.

Na cabala, a letra hebraica atribuída ao caminho 32 é Tau.   Sua tradução é a de "marca" ou "cruz". Se você sempre pensou na cruz como um objeto religioso cristão, é melhor se atualizar, pois a mesma (o símbolo) já era conhecida e utilizada por hebreus, egípcios e gregos. No rosacrucianismo a cruz é símbolo do corpo físico, com suas mazelas e prazeres.



Outro nome para este caminho é o de Inteligência Administrativa. Segue abaixo um trecho do Sepher Sephira sobre ele:

"O Caminho 32 é chamado de Inteligência Administrativa, pois ele direciona e interliga os movimentos dos sete planetas, colocando todos em seu caminho correto."



Disso tiramos o preceito de que este caminho tem como principio a Ordem. "Colocar a casa em ordem", seja mentalmente ou literalmente é pré-requisito para o sucesso neste caminho. Muitos escritores esotéricos enfatizam muito que, antes de qualquer ritual,  o mago esteja trajado com roupas limpas e o templo esteja limpo e arrumado. Algumas ordens não dão inicio aos trabalhos se alguém estiver com algum "adereço" torto ou sujo. Outras pedem que seus membros, antes dos rituais, ao menos lavem as mãos e bebam um pouco de água. Mais do que uma necessária purificação, é uma sintonização com o que vai ocorrer. Quando você se perguntar o porque de suas meditações não surtirem efeito, tente antes dar uma olhada no local em que você as realiza. A bagunça ou a organização externas refletem as mesmas situações internamente. E vice-versa.

O que causa o surgimento do caos na vida de alguém é o fato da pessoa muitas vezes perceber (a maioria nem nota)a bagunça  existente e se conformar com isso. Muitos se conformam com a bagunça emocional, financeira e social existente em suas vidas e por, pura preguiça ou apatia não fazem nada. Dizem que "as coisas são assim mesmo" ou "este é o meu jeito". E não são felizes.
O iniciado é uma pessoa de experiência, de prática. Conformismo e preguiça são palavrões para ele. 

Ele retira a ordem do caos.

Outro símbolo conhecido deste caminho é o feixe de trigo. Este alimento sempre foi associado com a morte e ressurreição, pois cada grão que não é utilizado pelo consumo, é enterrado. Após um tempo, este mesmo grão dá origem a uma nova planta, que por sua vez dará origem a muitos novos grãos. Nesse simbolismo, o "sacrifício" do trigo ser enterrado dá origem a uma nova e abundante vida.
Na Grécia, o trigo estava ligado ao mito de Perséfone. Perséfone passava, por obrigação, metade do ano(as estações de Outono e Inverno) com seu esposo Hades, o deus da morte e dos mortos. A outra metade do ano(da Primavera ao Verão) passava com sua mãe, Deméter, a deusa da colheita. Detalhe: Perséfone foi sequestrada por Hades quando colhia flores próximo a uma caverna, pertencente a deusa da magia Hecate(cujo símbolo é a Lua). Cavernas são outro forte símbolo deste caminho. No caso, a caverna é um símbolo da ligação entre a matéria e o mundo espiritual(a Lua, símbolo de Yesod) ou entre a matéria e a mente(mais propriamente o subconsciente).



Como se pode ver, o simbolismo da iniciação e deste caminho vão muito além do judaísmo. Muito mesmo.

O planeta ligado a este caminho é Saturno. Na astrologia tradicional, este planeta é denominado "Grande Maléfico", representando fortes restrições na vida da pessoa. Sem restrições, limites bem demarcados, não haveria forma, apenas caos.

Restrição parece ser o contrário do que oferece este caminho(a verdadeira libertação). Ledo engano. Se você olhar para a carta numero 21 do taro, na versão Rider-Waite, vai ver uma mulher "dançando" alegremente no meio de um circulo de trigo. Ora, a dança nada mais é do que o movimento disciplinado! Você balançando os braços e pernas de qualquer jeito não é dança. Mas se você o fizer seguindo um estilo ou ritmo, aprendendo o mesmo com disciplina, aí é dança.



Disciplina é a chave para se atravessar este caminho. A partir do momento em que alguém começa a trilhar o caminho da iniciação, deve-se "fechar" com este caminho. Muitas entram em muitas ordens apenas para ver se nessa teremos magia de verdade ou se naquela os testes são mais fáceis. O caminho 32 é claro: os métodos e ferramentas não importam. Disciplina e determinação são o bastante. Se você está em muitas ordens neste momento, fique somente em uma e siga seus passos com determinação e sem preguiça. Com certeza verá resultados.