sábado, 2 de abril de 2016

Qoph - O Caminho 29



Caminho 29 - Qoph

"O Caminho 29 é a Inteligência Corpórea, assim chamada por formar cada corpo existente em cada mundo, e a reprodução dos mesmos" - Sepher Yetsirá - tradução e negritos meus.

"O regente do Fluxo e do Refluxo. Filho dos Filhos do Todo-Poderoso" - Gareth Knight

"Esse é também um caminho para a iluminação, só que mais inconsciente e emocional. Suponho que represente a longa e escura noite da alma. Você provavelmente não vai querer ir por ali ainda." - Promethea, escrito por Alan Moore



Com este texto, finalizamos a primeira tríade de caminhos, que representam as vias de e para o mundo material.

Caminho 32: Malkuth a Yesod

Caminho 31: Malkuth a Hod

Caminho 29: Malkuth a Netzach

Antes de falarmos sobre o caminho 29, peço que meditem sobre as correspondências abaixo:

Caminho 32: regido por Saturno.

Caminho 31: regido pelo elemento Fogo.

Caminho 29: regido pela Lua.

Entenda a regência como uma predominância do elemento X ou Y ou da energia representada pelo sigo ou planeta A ou B. Não caia no erro de interpretar essas correspondências como verdade factual, pois tudo é simbólico no nível de Assiah. Em outros níveis...depende!

A maioria das ordens esotéricas trabalham com estes 3 caminhos ao mesmo tempo. Uma ordem ou outra tem uma predominância de usar determinada caminho "com especial atenção". Por exemplo, a maçonaria trabalha quase que exclusivamente o caminho 31 em seus primeiros graus. A AMORC faz o mesmo com o caminho 32(por isso é tão difícil algum resultado...Saturno é restrição...exige perseverança e determinação).O martinismo(o brasileiro, não a TOM, que trabalha com os caminhos 32 e 31) e o BOTA trabalham bastante com o caminho 29.

É claro que dentro das ordens não é tão óbvio assim("agora vocês vão ver uma técnica que trabalha com o caminho 32..."). Tudo tem outros nomes, que se encaixam tranquilamente na descrição dos caminhos. Cabala é isso(mas não só isso!), é trabalhar com arquétipos e correspondências.
Enfim, comecemos então a discorrer sobre o caminho 29!

Este caminho tem muito a ver com o corpo físico, apesar do que você deve ter pensado lendo o que escrevi no inicio, além das citações que coloquei. Pense: o que é mais difícil de vencer, uma suposta "tentação do demônio" ou o verdadeiro mar de hormônios que existe em seu corpo, muitas vezes desregulados por diversos distúrbios emocionais?

Acho que pegou o que eu quero dizer.

O caminho 29 trata justamente disso: o começo de uma organização de suas emoções! Suas emoções influenciam diretamente os hormônios em seu corpo, que por sua vez influenciam o bom andamento de sua saúde física e mental. Ao trabalhar o caminho 29, você organiza melhor essa tempestade, fazendo não somente que ela trabalhe direito mas( com o passar do tempo e com perseverança nas praticas) de maneira melhor do que o funcionamento normal dela.



A "arte real" dos alquimistas é justamente isso: fazer com que seu corpo físico trabalhe de uma maneira melhor do que os corpos dos humanos saudáveis não iniciados. Em parte, é por este motivo que Israel Regardie, alquimista e iniciado da Golden Dawn, aconselhava seus estudantes a fazer pelo menos 1 ano de terapia(freudiana mesmo)antes de tentar qualquer prática oculta. O perigo das praticas ocultas não está nelas em si mas no desequilíbrio (emocional , físico e mental) de quem as tenta.



E por este motivo , também, que um ocultista não pode ser sedentário. Tem que fazer um exercício de vez em quando!

E tem que ter um emocional equilibrado, para que assim seu mental envie sugestões corretas para seu subconsciente, que é quem comanda tudo. Falando nisso...

A carta do tarô que representa este caminho é a Lua, arcano 18.




Esta carta é uma referencia direta ao subconsciente. E também simboliza o caminho para o retorno ao espiritual(lembram da Parábola do Filho Pródigo?).

Nela temos uma lagosta, meio que separada do restante da cena, e ao mesmo tempo em evidencia. Assim é também com o estudante do oculto, meio temeroso de se juntar, à parte da egrégora que acabou de conhecer.

O cão e o lobo são da mesma família, canis. As pessoas tentaram domesticar o lobo e, com o passar das gerações, conseguiram! Assim surgiu o cão, chamado de melhor amigo d homem.Na carta, essa analogia é uma referencia ao controle mental sobre o corpo fisico. Podemos dizer também que o Lobo representa a Natureza e o Cão a Arte Real, que entende as leis da Natureza e a usa em seu favor sem causar desequilíbrio. E o rio entre os dois representa justamente esse equilíbrio, tênue porem possível.

As torres são o trabalho do homem. A sugestão da carta é que cada torre é parte de uma parede , não mostrada na figura . Uma possível interpretação é que esta é a parede dos limites ordinários da percepção humana. No entanto, não é um limite final. Afinal, as duas torres também formam um portal...que leva além!



A Lua é quem controla o fluxo e o refluxo das marés. Assim também é nossa vida física: trabalho e descanso; crescimento e entropia; dia e noite. Conhecer e respeitar os ciclos da vida(inclusive os planetários!)faz parte da Arte Real.

Por fim, nesta versão do arcano 18, temos 32 raios saindo da Lua, o exato numero de caminhos na Arvore da Vida.Temos também dezoito letras Yod.

Falando em letras, esse caminho é representado pela letra hebraica Qoph, que simboliza a "nuca", a parte de trás da cabeça.Importantes partes de nosso sistema nervoso estão aí, inclusive a responsável por nosso sentido da visão.



Na cabala, a função do sono é atribuída a letra Qoph. A qualidade do que pensamentos e sentimos antes de dormir, influencia não somente nosso sono, mas nossa realidade. Uma boa noite de sono é algo muito valioso. Ela é evidenciada pela qualidade e quantidade dos sonhos que você se lembra. Se você acha que nunca sonha, é melhor rever sua qualidade de sono.

Atingir a maestria em técnicas de sonhos lúcidos, que são aqueles e que você percebe que está sonhando e controla seu sonho, é o que muitas ordens iniciaticas tem como prova de que o estudante conseguiu dominar os três primeiros caminhos da Arvore da Vida. Não é uma pequena conquista, pelo contrário, mas abre caminho para conquista maiores. E uma evolução espiritual além do que você imagina. Mas sem equilíbrio, esqueça. Continuará se iludindo com títulos como magus, adepto e iniciado.



Por isso, vou passar uma prática a vocês. Ela é simples e não vai fazer ninguém virar um psicopata. Antes de dormir, sentado ou deitado, tente relaxar o corpo, ficando imóvel. Feche os olhos e, dentro de sua mente, reveja todo o seu dia, de trás para frente. Comece pelo que acabou de fazer e termine com o começo de seu dia. Não faça julgamentos, muito menos frases e sentimentos como "eu fui muito burro nessa hora". Se algum acontecimento causar alguma emoção negativa, imagine esse acontecimento como tendo "dado certo". Se ainda estiver acordado, imagine uma imagem muito positiva sua, algo que te deixaria alegre, e faça com que este seja seu ultimo pensamento acordado, se possível. Após 1 mês me conte se sua noite de sono melhorou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário