domingo, 14 de junho de 2015

Yesod - A Fundação Correta

Hoje falaremos sobre Yesod, a nona sephira. Muitas vezes ela é confundida com o plano astral, outras com o mundo de Yetsirah e outras tantas com algo chamado de Mundo da Imaginação. E nenhuma dessas comparações está de toda errada!

Yesod, também chamada de Fundação, é justamente isso: a fundação que existe por detrás do mundo físico, que muitos chamam de Luz Astral ou de Primeira Matéria. É também o estado de consciência que serve de suporte para o nosso estado de alerta: o subconsciente. Yesod é a morada do subconsciente.





Todas essas analogias servem para Yesod. No entanto, mesmo seu nome traz consigo uma importante dica: se pronunciado em separado e com pausa - Yah Sode - ele significa "semente secreta". E é justamente isso. Uma das reagras básicas do conhecimento místico/mágico/esotérico é a de que o subconsciente é influenciado por sugestões. Ou seja, em termos práticos, uma frase ou uma imagem ou mesmo um cheiro ou sabor e causam uma sugestão em seu subconsciente que , com certo tempo, cresce e vira uma condição. Um exemplo muito real disso se encontra no filme A Origem(Inception), que trata justamente de uma ideia que, ao ser  implantada na mente de uma pessoa, cresce e se torna um padrão de comportamento inédito para aquele ser.



Os leitores desse blog que já tem um certo conhecimento de esoterismo, já perceberam (ou executaram) esse conceito na prática. Ele pode ser encontrado em todas as vertentes da magia e, principalmente, na magia ritual e na magia do caos.

Yesod é uma energia de integração que coordena o trabalho dos átomos, moléculas e, é claro, das células que compõe nosso corpo. O melhor símbolo para Yesod seria o de uma "forma para bolo", Entretanto seu símbolo oficial é a Lua. Assim como a Lua reflete a luz do Sol, também os poderes de reprodução automática(veja parágrafos anteriores!) tem sua origem na esfera do Sol, Tiphereth.



A relação existente entre Yesod e Tiphereth indica que se a conclusão da Grande Obra está em Tiphereth, então para alcançarmos esta esfera temos que equilibramos(ou purificarmos!) as energias das esferas anteriores(Hod e Netzach) através de Yesod. Portanto, a Esfera da Lua é o Operador da Grande Obra

Perceba:

Malkuth: Visão do Sagrado Anjo Guardião

Yesod: Operação para o Conhecimento e Conversão do Sagrado Anjo Guardião.

Tiphereth: Conhecimento e Conversação do Sagrado Anjo Guardião.

Muitos podem estar boiando, pois estou apresentando conceitos que ainda não expliquei(mas que em breve terão suas explicações aqui mesmo).

Basta dizermos que em Malkuth decidimos conhecer nosso Verdadeiro Eu que está em Tiphereth. Para chegarmos lá, temos que usar e dominar Yesod com a finalidade de equilibrarmos Hod(o intelecto) e Netzach(as emoções). É como se Yesod fossem o maquinário, as engrenagens por detrás do Universo e a percepção disso é sua experiência espiritual principal!

Por esta razão, muitos confundem Yesod com o Plano Astral. Apesar do conceito de um estar relacionado com o outro, ambos não são a mesma coisa. O Plano Astral é um dos planos de consciência(ou existência) enquanto Yesod não é um plano mas um modo de vibração(ou energia) que está sim relacionado ao plano astral,mas que é em si algo muito maior. Yesod está ligada a passagem da vida para a morte(ou seria da morte para a vida? ou da vida para a vida?) como um todo.

E, no final das contas, a lição principal de Yesod é a de não confundir o real com a imagem do real. 

Ao invés de perdermos tempo pensando  sobre o que já foi e o que poderia ter sido de nossa vida, temos que viver o hoje. No lugar de pensarmos em como pode ser nossa vida, temos que fazer e agir agora.

Uma casa sem uma boa fundação tende a cair.

Conforme formos estudando Hod , Netzach e Tiphereth volte e releia este post. Tenho certeza de que você vai enxergar informações novas e surpreendentes!



Abaixo, temos as correspondências de Yesod, além de outras informações:

Yesod - A Fundação

Localização: 9ª Sephira(está no Pilar do Meio).

Outros Nomes: Inteligência Purificadora; Depósito das Imagens.

Imagem: Um forte e belo homem nu.

Nome Divino: Shaddai El Chai ( onde o Chai é pronunciado como Kai e não como xai) e Levanah.

Arcanjo: Gabriel.

Ordem de Anjos: Querubins, os fortes.

Planeta: A Lua.

No corpo humano: os órgãos reprodutores.

Experiência Espiritual: A Visão do Maquinário do Universo.

Virtude: Independência.

Vicio: Ociosidade.

Cores: O púrpura

Deuses: Ari(Tupi), Selene, Hecate, Ártemis, Changxi(Chinesa), Kalfu(Vodu). 


No Tarô: os "9" dos arcanos menores.


Exercicio:

Se você praticou os exercícios sugeridos no post sobre Malkuth, deve ter notado uma leve melhoria em sua frequência de sonhos, ou seja, você está sonhando mais. Na verdade, você está sonhando o que sempre sonhou, mas está se lembrando de mais sonhos e de mais detalhes.

A prática espiritual de Yesod é simples: anote seus sonhos, de maneira mais imparcial e detalhada possível. Use um caderno e uma caneta exclusivamente para este fim e deixe ambos perto de sua cama, para que você anote seus sonhos logo ao acordar.

Sua frequência de sonhos vai aumentar ainda mais, e isso é bom. Mais detalhes nos próximos exercícios.